Estabilidade e Segurança da Internet
Janus – Framework para Gestão de Identidades e Acesso Descentralizado em Arquiteturas Zero Trust Network Access para a Internet das Coisas
Subsídios
Visando uma nova abordagem de gestão de identidade, que dê maior controle para os proprietários de dispositivos sobre seus ativos e que fortaleça uma rede de confiança zero, Instituto Atlântico propõe o Janus, um projeto que consiste no desenvolvimento de um framework que possibilite emitir e gerenciar identidades descentralizadas (DIDs) baseadas em blockchain para dispositivos e usuários de soluções de Internet das Coisas [IoT] de maneira universal e interoperável em arquiteturas Zero Trust Network Access (ZTNA) e de fácil integração com diferentes plataformas de gestão de dispositivos IoT como AWS IoT Core, IBM Watson IoT, Fiware e outros. Inicialmente neste projeto, iremos integrar com a plataforma brasileira open source para soluções IoT; a Dojot.
Seguridad en el enrutamiento utilizando tecnología Blockchain
Subsídios
O objetivo geral do projeto é analisar as propriedades do blockchain e sua aplicação específica na atribuição e delegação de recursos da infraestrutura da Internet, bem como na segurança do roteamento BGP externo contra Route Hijacking ou ataques similares.
Optimización de redes mediante un mejor iBGP
Subsídios
El proyec
O projeto busca alcançar uma abordagem sistemática para o projeto de malha interna BGP (iBGP) dentro de um Sistema Autônomo (AS). Essas malhas são parte integrante da operação de qualquer rede de grande porte na Internet.
Um bom projeto de iBGP em um sistema autônomo é essencial para aproveitar ao máximo os caminhos disponíveis para o restante da Internet. Esta utilização resulta para os operadores numa optimização dos seus custos, bem como numa melhoria da qualidade de serviço percebida pelos seus utilizadores. O exposto é particularmente sensível para a América Latina, especialmente para os países do sul, devido à distância geográfica do núcleo da Internet e, portanto, seus atrasos e custos são superiores à média.
Peru IX – Cusco y Chiclayo, descentralizando el Internet de Perú
Subsídios
O projeto Peru IX – Cusco e Chiclayo busca descentralizar a Internet no Peru, criando Pontos de Interconexão Neutros nas cidades de Cusco e Chiclayo, com os quais os operadores locais e regionais poderão fazer peering diretamente entre si e com provedores de conteúdo (CDNs). O projeto consiste no desenvolvimento da infra-estrutura local nas referidas cidades, bem como pessoal local que dê suporte e difunda conhecimento nas operadoras locais para que comecem a usar o BGP, obtenham seus próprios prefixos ASN e IP no LACNIC.
Conectividade e Acesso à Internet
Low cost mobile broadband access networks for rural environments in farms and villages in the state of Mato Grosso
Subsídios
O projeto considera a implementação de rede móvel de banda larga, com tecnologia 4G LTE com a utilização de software livre preenchendo a lacuna de acessibilidade quanto ao custo de acesso à conexão. Os principais partícipes deste projeto são os ISPs que já possuem backbone de fibra ótica ou comunicação por rádios de alta velocidade para atender pequenas vilas, fazendas e áreas remotas com até 1.000 (mil) usuários.
Fomento al desarrollo de pequeños productores en zonas rurales de Mendoza, Argentina, a partir del Acceso a Internet posibilitado por el uso de energía solar
Subsídios
O principal objetivo do projeto é usar as vantagens da internet para promover e potencializar o desenvolvimento de atividades produtivas realizadas, principalmente, por mulheres e/ou membros de povos indígenas em áreas rurais com alta vulnerabilidade e acesso limitado ou inexistente à eletricidade . na Província de Mendoza, Argentina.
Internet Aberta e Libre
Direito ao recurso: ferramentas e conhecimentos para a autodefesa dos direitos humanos no campo digital
Subsídios
Busca desenvolver uma ferramenta -online e automatizada- para orientar e acompanhar os processos de recurso contra censura ou remoção de conteúdo pelas grandes plataformas online. Esta ferramenta fornecerá informações passo a passo para a realização do recurso nas principais plataformas, mas fundamentalmente acompanhando as etapas com informações contextuais e sugestões estratégicas para aumentar as chances de sucesso das reivindicações.
Gerações futuras. Programa de inclusão e talento digital intercultural
Subsídios
O projeto busca o desenho, discussão e implementação de um currículo de alfabetização digital para jovens de 13 a 20 anos com uma abordagem intercultural e de gênero.