- Tipo
- Sociedade Civil
- Years
- 2018
- Countries
- México
Editatona nasceu no final de 2014 com o objetivo de reduzir a lacuna de gênero na Wikipédia. A enciclopédia on-line sofre, como muitos projetos tecnológicos, uma lacuna de gênero inaceitável que se reflete no número de colaboradoras (de cada 10 wikipedistas, apenas uma é mulher) e no conteúdo criado: de todas as biografias que existem na Wikipédia em espanhol, apenas 16% correspondem a mulheres, além de que muitos artigos têm inclinações machistas e sexistas.
Concebida por algumas wikipedistas da Wikimédia México (capítulo mexicano da Wikimédia) e apoiada por várias organizações da sociedade civil como Luchadoras, Social Tic, Impetú, entre outras, Editantona é um evento exclusivo para mulheres, que permite aprender sobre a Wikipédia e habilidades digitais em geral, em um ambiente sem preconceito ou ridicularizarão.
Uma Editatona é uma maratona em que são feitas a edição, criação e aprimoramento dos artigos da Wikipédia com fontes confiáveis e verificáveis sobre um assunto específico. Trata-se de uma atividade participativa que adiciona uma dimensão presencial à tarefa on-line de editoras e editores voluntários que, além de trazer a socialização para a comunidade, a torna mais visível para o público.
A primeira Editatona foi realizada em janeiro de 2015, com uma convocatória muito ampla: 84 mulheres registradas. Desde então, o evento se tornou internacional; mais de 50 edições foram feitas em diferentes cidades da América Latina, criando mais de 200 artigos novos e mais de 1000 editados. Foi gerado um espaço seguro e amigável, onde as mulheres podem participar sem encontrar barreiras.