Data de encerramento
28 de junho, 2024
Esta categoria do FRIDA visa apoiar projetos, iniciativas ou soluções para enfrentar os desafios atuais da América Latina e o Caribe relacionados à Internet e aos direitos humanos, bem como à inclusão digital no nível regional.
A Internet e direitos humanos
No âmbito deste eixo, procura-se financiar projetos, iniciativas ou soluções focadas na proteção, promoção e/ou resposta a desafios ou necessidades relacionadas com os direitos humanos em áreas como a liberdade de expressão, o direito à privacidade e a proteção de dados, os direitos humanos associados ao ambiente digital, o papel das tecnologias emergentes e seu impacto na Internet e nos direitos humanos.
Inclusão digital
No âmbito deste eixo, procura-se financiar projetos, iniciativas ou soluções focadas em abordar a inclusão digital de forma multidimensional, dando respostas aos desafios ou necessidades relacionadas com a exclusão digital em termos de competências e habilidades digitais para a educação e o futuro do trabalho, as barreiras que impedem o acesso à Internet e a lacuna de acessibilidade (custos de acesso à conexão e dispositivos).
Objetivo
O programa FRIDA tem como principal objetivo apoiar projetos, iniciativas ou soluções que contribuam para a consolidação de uma Internet global, aberta, estável e segura. Para isso, os interessados poderão se candidatar sob duas modalidades:
Subsídios
A modalidade Subsídios destina-se a fornecer financiamento econômico não reembolsável e apoio técnico a projetos, iniciativas ou soluções com uma duração máxima de 12 meses.
Prêmios
A modalidade Prêmios visa distinguir com reconhecimento econômico e destacar projetos, iniciativas ou soluções que apresentem evidências concretas de impacto.
Beneficiários
Em ambas as modalidades (Subsídios ou Prêmios), os candidatos deverão morar e desenvolver suas atividades na América Latina e o Caribe, especificamente em territórios que compõem a área de abrangência do LACNIC. Da mesma forma, as propostas deverão se focar nesses territórios.
Em todos os casos, os seguintes grupos poderão se candidatar para o Programa FRIDA:
- Operadoras, IXP, NOG ou outros atores da comunidade técnica.
- Universidades, centros de pesquisa ou grupos de trabalho/especialistas
- Associações, cooperativas e outros atores da sociedade civil
- Entidades públicas e/ou governamentais
- Entidades privadas e/ou empresas
Apoio financeiro não reembolsável e acompanhamento técnico
Subsídios
Os projetos, iniciativas ou soluções selecionadas por meio da modalidade Subsídios, poderão solicitar apoio financeiro de até US$30.000. Qualquer desenvolvimento que pretenda ser realizado com o apoio do FRIDA deverá ser de código aberto e/ou hardware livre.
Além do apoio financeiro, o Programa FRIDA realiza o acompanhamento técnico durante a execução do projeto e oferece oportunidades de divulgação e difusão dos resultados e do conhecimento gerado.
Prêmios
Os projetos, iniciativas ou soluções selecionadas por meio da modalidade Prêmios poderão ter acesso a uma distinção e reconhecimento do LACNIC, apoio financeiro de US$ 10.000.